História do Hospital

Início de Atividades: 10/10/1967

Entidade filantrópica sem fins lucrativos
Possui Declaração de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal
Razão social: Hospital de Espera Feliz
Nome de fantasia: Hospital Antônio Alves da Costa
CNPJ: 18 115 071 / 0001-03
Inscrição Estadual: Isento
Endereço: Rua Manoel de Moura Filho, 118 – centro – Espera Feliz – MG
E-mail: contato@hospitaldeesperafeliz.com.br
Tel. (32) 3746-1115 / 3746-1557

Hospital Pequeno Porte

Público Alvo – População em geral – (tem por finalidade estatutária prestar assistência médica e hospitalar a toda a população, sem distinção de raça, cor, religião ou ideologia política)

Serviços Prestados:
Clínicas: Médica – Cirúrgica – Pediátrica – Ortopédica – Obstétrica – Cardiológica.
Pronto Socorro 24 horas
Laboratório: (terceirizado)
Exames: Ultrassonografia, tadiologia, densitometria
Agência transfusional

Média: 80 Pacientes / Dia

68 funcionários
Área: 3.000m² Área construída: 2.400m²

História

Em meados de 1967, na cidade de Espera Feliz-MG, um grupo de cidadãos decidiu criar uma instituição para atender as gestantes e crianças que nasciam nesta região. A ideia foi de construir uma maternidade para amparar estas pessoas. Nesta época não havia nenhum tipo de recurso médico no município e nem tampouco condições de se locomover para outras cidades. Foi construída então uma casa que recebeu o nome de Associação Proteção à Maternidade e Infância, localizada na Av. Jaime Toledo, 225, nesta cidade.

Com a ajuda do povo da região conseguiu-se adquirir alguns equipamentos que pudessem atender às gestantes e outros pacientes. Devido aos recursos escassos e falta de mão de obra especializada, a instituição funcionou com muita dificuldade, até ter de fechar as portas por um período bem longo, sendo utilizado como abrigo de militares que se estabeleceram na cidade para servirem na Guerrilha do Caparaó. Logo, com a desocupação dos militares, que prestaram alguns atendimentos a doentes deste município, veio a iniciativa de se reestabelecer o funcionamento da instituição, havendo a necessidade de se providenciar médico para dar assistência aos pacientes, coisa muito difícil na época. Passaram por aqui alguns médicos recém formados, mas apenas um permaneceu por um longo período de tempo.

Os atendimentos eram gratuitos para pessoas de baixa renda e pagos pelos que tinham condições de pagar. O número de atendimentos era bem pequeno, pois a população da época era bem menor. A instituição funcionava com certa precariedade, sem recursos humanos: apenas um médico e duas atendentes de enfermagem. Não havia água canalizada, nem energia elétrica todos os dias. Trabalhava-se com apoio de velas e lampiões à querosene.

Mais tarde, com já extinto FUNRURAL, só havia atendimento aos moradores da zona rural, para trabalhadores rurais que portavam carteira de ruralista. Os que moravam na cidade não eram atendidos porque a instituição não estava autorizada a atender doentes que pagavam INPS, e assim, os demais eram atendidos como indigentes

Com o passar dos anos, melhorias acontecendo, médicos e outros profissionais foram contratados. Os diretores da época tiveram a ideia de adquirir um terreno em outra localidade para construir um prédio novo, devido a precariedade que se encontrava o antigo. Foi então que um grupo de pessoas decidiu pedir a filha do Sr. Antônio Alves da Costa que doasse um terreno baldio onde hoje está localizado o Hospital de Espera Feliz e a doação foi feita.

Logo da confirmação de doação do terreno pela Sra. Maria José Alves Barreto, uma comissão foi montada para legalizar a situação jurídica da instituição, que nesta época já tinha sua razão social transformada para Hospital de Espera Feliz. Um grupo pertencente às Igrejas e outras instituições da cidade, resolveram pedir ajuda para dar início às obras do Hospital de Espera Feliz. E, com as doações, deu-se início à obra, que ficou paralisada por um bom tempo por falta de recursos, e mais tarde reiniciada até o final, faltando apenas alguns detalhes de acabamento.

Em janeiro de 1981 a instituição que era localizada na Av. Jaime Toledo, mudou-se para a Rua Manoel de Moura Filho nº 118, onde está localizada até hoje. Mesmo funcionando na nova sede as condições ainda eram precárias. Mais tarde, após a legalização de toda documentação, foi feito o convênio com o INPS e a instituição começou a receber incentivos do Governo Federal através dos serviços prestados. Foram adquiridos mais equipamentos e aumentou o número de médicos e funcionários.

Atualmente a instituição presta serviços à população de Espera Feliz e cidades vizinhas.

As obras do Hospital de Espera Feliz só foram concluídas graças à administração do Provedor Luiz Gomes da Silva e as contribuições em café de membros da sociedade a seguir:

Adílio Moreira (Caiana)
Adriano Cabral (Caiana)
Américo Cabral e Filhos
Antonio Sales Valadão
Banco Bradesco S/A
Brás Grillo
Câmara Municipal E. Feliz (1977 a 1982)
Carlos Grillo
Cerâmica Itaipu Ltda.
Comunidade Católica Setor Caiana
Comunidade Católica Setor Caparaó
Comunidade Católica Setor Espera Feliz
Comunidade Católica Setor Paraíso
Comunidade Católica Setor Pedra Menina
Comunidade Católica Setor São Gonçalo
Comunidade Católica Setor Vargem Alegre
Comunidade Católica Setor Vargem Grande
Daniel e Dilson de Oliveira
Dílson de Araújo Porto (Neném)
Dr. Antonio de Faria Salgado
Dr. David D. Bissoli
Dr. Fioravante Padula Neto (Carangola)
Dr. Maurélio Carlos da Silva
Emp. São Judas Tadeu (Carangola)
Enio Ribeiro
Francisco Latorre
Gregório Antonio Duarte
Grupo de Jovens Católicos
Hélcio Peixoto
Hélio Zanon
Igreja Assembléia de Deus de Espera Feliz
Igreja Batista Ebenezer
Igreja Católica de Espera Feliz
Igreja Presbiteriana de Espera Feliz
Ivan Pinheiro (Caiana)
Ivan Vieira de Lima
João Vieira da Costa
Joaquim Francisco Jacinto
Jonathas Gomes de Souza
José Helio de Souza
José Murilo Grillo (Carangola)
José Paulo Moura
José S. Oliveira (Zeca do Nico)
Josefino M. Novaes Filho
Laerte Gonçalves Ribeiro
Lions Club de Espera Feliz
Loja Maçônica de Espera Feliz
Manoel Lacerda de Oliveira
Manoel Xavier (Caparaó)
Marlênio Scwenck de Castro
Miron Marchon
Nazareno Grillo
Osmar Paixão de Souza (Bazinho)
Paulo Emílio (Rio de Janeiro)
Paulo Figueiredo de Oliveira
Prefeitura Municipal de Espera Feliz
Professoras Municipais Rurais
Ruy Machado (Caparaó)
Sr. Juarez Q. Hosken – Dep. Carangola
Vidal dos Santos
Waltair Gomes